sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Personalizando o Dicionário do Word (PDF)


Quando personalizamos o dicionário padrão do Word, a possibilidade de erro na redação se torna menor, porque as palavras digitadas com erro são mostradas pelo programa.

A primeira coisa a fazermos é abrir um documento e digitar um pequeno texto.

Em seguida, devemos clicar duas vezes sobre o idioma que é apresentado na barra de Status que fica no pé do documento.

Não assinale "Não verificar ortografia ou gramática" e assinale "Detectar idioma automaticamente".

Para personalizar a barra de status, basta clicar com o lado direito do mouse sobre ela e assinalar as alternativas desejadas.

Para começar a personalização do dicionário, clique sobre o Botão do Office, no canto superior esquerdo da tela e escolha Opções do Word.

Depois escolha Revisão do Texto e Personalizar Dicionários ...

Na aba Personalizar Dicionários, selecione o dicionário e depois clique em editar Lista do Word ..

Observe que o nome do dicionário apresentado na Lista de Dicionários deve ser o mesmo apresentado na barra de Status, em nosso caso, Português (Brasil).

Bem, agora é só adicionar palavras ou expressões que você desejar para que elas não sejam informadas como incorretas no texto que você digitar.

Exemplificando:

Se você digitar a palavra você sem acento (voce), ela aparecerá sublinhada em vermelho indicando a incorreção, mas se você tiver acrescentado esta palavra ao dicionário, ela será considerada correta pelo corretor de texto.

Agora, se você digitar uma palavra qualquer e ela aparecer como não existente ou com incorreção, você poderá acrescentá-la ao dicionário simplesmente clicando sobre ela com o lado direito do mouse e escolhendo Adicionar ao dicionário.

Para tudo funcionar direitinho, não se esqueça de assinalar todas as alternativas em Ao corrigir a ortografia e a gramática no Word, na aba Opções do Word.

Por fim, se você precisar redigir uma frase ou texto em outro idioma, você deverá selecionar esse texto e depois clicar sobre o idioma apresentado na barra de Status e depois selecionar o idioma desejado.

Dessa forma, o texto em outro idioma que for digitado no documento não será apresentado como desconhecido ou incorreto.

Basta escolher Inglês (Estados Unidos) e o texto será considerado como correto, se não contiver erros nessa língua; se tive, serão apresentadas alternativas para a sua correção.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Aulas de Português

Maiores Dificuldades da Língua Portuguesa

Estudos de Filosofia

Estudando a Língua Inglêsa

Língua Portuguesa: Correção de Frases