quarta-feira, 9 de abril de 2014

Glossário com o significado de palavras ou expressões não usuais


Nesta tabela você poderá conhecer o siginificado das palavras e expressões do idioma português não usuais, ou seja, aquelas que normalmente recorremos ao dicionário para obter o seu significado.
Ideal para acompanhar a leitura de livros.

Palavra
Significado
A fortiori
(pronuncia-se a forcióri) é o início de uma expressão latina - a fortiori ratione - que significa "por causa de uma razão mais forte", ou seja, "com muito mais razão". Indica que uma conclusão deverá ser necessariamente aceite, já que ela é logicamente muito mais verdadeira que outra que já o foi anteriormente. Um raciocínio é a fortiori quando contém certos enunciados que se supõe reforçarem a verdade da proposição que se tenta demonstrar. Traduz-se mais ou menos como "se aceitamos a verdade daquilo, então com muito mais razão temos de aceitar a verdade disto". Exemplos: Se, como proclamam habitualmente as Constituições, todos são iguais perante a lei, podemos esperar que, a fortiori, todos também sejam iguais perante a Administração Pública.
a posteriori
o que depende da experiência; o que é considerado pelos seus efeitos.
a priori
o que independe da experiência; o que é considerado pelas suas causas.
a priori, a posteriori
Com esses dois termos foram designados os elementos das três distinções seguintes: a) a distinção entre a demonstração que vai da causa ao efeito e a que vai do efeito à causa; b) a distinção entre os conhecimentos que podem ser obtidos com a razão pura e os conhecimentos que podem ser obidos com a experiência; c) a distinção entre tautologias e verdades empíricas.
abarcar
Apertar de encontro ao peito (quanto os braços e as mãos podem cingir). Açambarcar.
abastardar
Alterar. Fazer degenerar.
abater
bater, ferir, esgrimir, cruzar armas, Deitar abaixo; fazer cair. = derribar, derrubar
abeberar
Dar de beber a, levar a beber, dessedentar. V.pr. Fig. Retirar ensinamentos, instruir-se: abeberou-se nos clássicos.
abismar
Precipitar no abismo. Assombrar. Espantar-se
abissal
abismo, que causa assombro
abjurar
Renunciar publicamente uma religião que se tem seguido, mas que se considera falsa. Renunciar opiniões, sentimentos, doutrinas, etc.
Ablação
Ato de tirar por força; arrancar, arrebatar. Corte, extirpação, separação de uma parte do corpo, em geral tumor.
Abnegação
dedicação despreendida, renúncia, abster-se de sacrifício, 1. Ato de abnegar. 2. Abandono; altruísmo; desprendimento. 3. Desprezo ou sacrifício dos próprios interesses, em proveito de uma pessoa, causa ou idéia.  Ver  gnosiologia
abominação
Sentimento misto de desprezo, ódio e horror. Coisa que desperta esse sentimento. sofrimento de horror, destestar, repelir, odiar
abominar
Repelir com abominação; detestar, odiar.
ab-reação
Ação que um corpo exerce sobre outro corpo com que se choca ou o que comprime. Fenômeno que se produz entre corpos químicos postos em contato e que dá origem a novas substâncias. Ação em contrário. Esforço provocado em sentido contrário por uma ação: este acontecimento não poderia deixar-nos sem reação. Ação de um partido político que se opõe às modificações políticas e sociais que vão de encontro aos princípios tradicionais e que tenta restaurar as instituições do passado; partido político que sustenta essas opiniões. Comportamento de um ser vivo manifestado em presença de um estímulo. (A reação é já incondicional, ou natural, como no reflexo incondicional; já condicional. Pode ser local ou geral. Pode consistir em um movimento, em uma secreção ou em mudança dos ritmos vitais [respiração etc.].) Psicologia Tempo de reação, v. LATÊNCIA.
Ab-rogar
 v.t. Anular, abolir (falando de uma lei, de um decreto etc.).
Absoluto
 O que não comporta nenhuma limitação, restrição ou dependência. O contrário de relativo.
abster
Privar de fazer. = impedir. Ter controlo de si relativamente a um desejo, prazer, vício, etc (ex.: abster-se de artigos desnecessários). = privar-se. Não exercer o direito de voto. Não votar a favor nem contra.
Abstração
Ato ou efeito de abstrair ou abstrair-se; abstraimento. Filos. Operação pela qual o espírito considera separadamente coisas inseparáveis na natureza. O resultado dessa operação (conceito, idéia). Estado de alheamento do espírito; devaneio, meditação. Bel.-art. Trabalho de arte abstrata.
Abstração
 Operação pela qual o espírito separa mentalmente coisas de fato inseparáveis.
Abstrato
 O que resulta de uma abstração. O contrário de concreto.
abstrusa
de difícil compreenção, confuso, obscuro, Que tem falta de ordem ou organização.
abutre
ave de rapina
acabrunhado
Apoquentar, mortificar. cansar, fazer envelhecer.
acabrunhar
Afligir, oprimir; humilhar.
açambarcar
Abarcar; abranger
acaso
casualidade, sorte, fortuna, acontecimento, ocasião imprevista que produz um fato. O que acontece fortuitamente. Quem sabe se? Casualmente. Talvez
Acedente
latim accedo, -ere, ir para, aproximar-se. Que acede. integrar-se a um acordo, aceitar fazer parte de um acordo. tomar posse (começar um novo emprego). aceitar, concordar.
aceder
Não dizer que não; dizer que sim. = anuir, conformar-se. Ter acesso a (ex.: aceder a um espaço, aceder a um computador).
acendrado
Limpar (metais) com cinza. Brunir. Purificar, acrisolar.
Acendrar
 limpar, purificar,encendrar, acrisolar; afinar, refinar, apurar.
acepipe
Guloseima, pitéu. Pequeno prato salgado que se serve com o aperitivo consoante o carácter íntimo ou cerimonial da reunião, os acepipes compreendem, um leque mais ou menos variado de pequenos hors d’oeuvres quentes ou frios. Fáceis de comer de uma ou duas dentadas, azeitonas recheadas, amendoins, biscoitos salgados com queijo, presunto, salsichas quentes ou frias, cubos de queijo, pizzas ou quiches etc... No entanto e com o evoluir dos tempos, hoje, os acepipes são iguarias mais substanciais e que se servem no inicio de uma refeição, substituindo assim as sopas; os salgadinhos são hoje mais aperitivos sólidos o que propriamente acepipes.
acerbar
azedo e irritante ao paladar, não maduro, de sabor amargo, doloroso
acerbo
Azedo e irritante ao paladar; não maduro. Áspero e rigoroso. Excessivamente molesto.
acérrimo
Muito acre. 2. Decidido; pertinaz. Que tem muita acidez; picante, ácido: frutas acres; odor acre. Forte, agudo: voz acre. Fig. Rude, desagradável: tom acre.
achegar
aproximar-se, aconchegar-se
acicatado
Estimular com acicate; esporear (cavalo).
acicate
Espora sem roseta. Incentivo.
Acidente
 O que pode ser modificado ou suprimido sem que a coisa em que existe mude de natureza ou desapareça.
acoimar
Impor coima a. Punir. Acusar, classificar em sentido depreciativo. Acoimar morte, tirar vingança do matador.
Acólito
O que, na carreira eclesiástica, tinha a ordem do acolitato. O que acompanha. O que ajuda.
acorrer
 Acudir; correr em socorro. Acolher-se, refugiar-se.
acossado
ir ao encalço sem trégua, perseguir
acrisolar
Tornar puro no crisol, Aperfeiçoar
açucena
planta ornamental de flores coloridas
acudir
socorrer, auxiliar em situação difícil
acuidade
Qualidade de agudo. Maior intensidade.
Açular
Incitar (o cão) a morder. Excitar.
Acúleo
 s. m. 1. Aguilhão, ferrão, pua. 2. Bot. Formação epidérmica que se desenvolve na casca de certos vegetais, como nas roseiras. 3. Estímulo, incentivo.
acutilado
Dar cutiladas em. = golpear
ad hoc
(com o agá aspirado), ou simplesmente [AD ÓC]. Em Latim, significa literalmente "para isso", "para esse fim". Usa-se como adjetivo, quando se quer indicar que algo está relacionado a uma finalidade, caso ou situação específica. "Foi criada uma comissão ad hoc para tratar dos novos índices salariais" - o que significa que ela está autorizada a tratar exclusivamente desse assunto, e não de outros. É geralmente empregada sobretudo em contexto jurídico, também no sentido de "para um fim específico". Exemplo: um advogado "ad hoc" (nomeado apenas para um determinado ato jurídico)
Adágio
 Sentença breve; rifão, provérbio.
adiaphora
plural de adiaphoron (http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/lexico/category.php?categoryID=1&start=200).
Adiaphoron
dispensável, desnecessário, sem diferença, moralmente indiferente ou estado neutral; Adiaphoron (plural: adiaphora from the Greek διάφορα "indifferent things") was a concept used in Stoic philosophy to indicate things which were outside of moral law – that is, actions which are neither morally mandated nor morally forbidden. Adiaphora in Christianity refer to matters not regarded as essential to faith, but nevertheless as permissible for Christians or allowed in church. What is specifically considered adiaphora depends on the specific theology in view.
Adimento
 Veja "Aditamento"
Adinamia
 do Gr. a, priv. + dýnamis, força s. f., debilidade; prostração física e moral.
Adir
 acrescentar, adicionar, aditar, agregar, juntar, unir.
Aditamento
 acréscimo, aumento, adimento; o apêndice, suplemento; ornamento, parergo.
adjudicar
Entregar, assegurar judicialmente a posse de uma coisa ou alguém, Dir. Declarar quem é que tem direito a. Por ext. Entregar em praça ao maior licitante. Conferir (a quem de direito).
Admoestação
 s. f. 1. Ato ou efeito de admoestar. 2. Advertência, aviso, conselho, reparo. 3. Leve repreensão.
Admoestar
Aconselhar, advertir; censurar, repreender com brandura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário